Obrigado pela sua visita

 

O meu sítio está em restruturação, no entanto convido-o a visitar as secções em aberto

 

Bem hajam e façam o favor de serem felizes!!!

 

A Federação Internacional de Desporto para Cegos (IBSA), antiga vencedora do Prémio Solidariedade no Mónaco, vai organizar este mês, em Itália, o Campeonato da Europa.

Jogadores cegos e amblíopes entram em campo no UEFA EURO 2012 para disputar um jogo âmbito do projecto Respeito pela Inclusão.

Jogadores cegos e amblíopes entram em campo no UEFA EURO 2012

para disputar um jogo âmbito do projecto Respeito pela Inclusão.

 

Oito equipas vão disputar este mês, em Loano, Itália, o título Europeu da categoria B1, cegos totais, da Federação Internacional de Desporto para Cegos (IBSA). A IBSA e o seu programa de desenvolvimento são apoiados pela UEFA desde Agosto de 2006, quando a organização recebeu o cheque de solidariedade no Mónaco, com o objectivo de possibilitar mais oportunidades aos jogadores cegos.

O 9º Campeonato da Europa de Futebol da IBSA (B1) vai ser organizado em 2013 pela FISPIC, a Federação Italiana de Desporto Paralímpico para Deficientes Visuais. A anfitriã Itália, França, actual campeã, Espanha, que já conquistou por seis vezes o título, Alemanha, Rússia, Inglaterra, Grécia e Turquia vão disputar a competição no Norte de Itália até 22 de Junho. Todos os encontros serão disputados nos campos de relva artificial do complexo desportivo Ellena, em Loano.

O campeonato começa com uma fase de Liga, entre 15 e 17 de Junho, que será seguida das meias-finais a 19 de Junho. Os jogos de atribuição dos lugares finais vão ser realizados a 21 e 22 de Junho, enquanto a final está marcada para as 17h00 (de Portugal Continental) de sábado, 22 de Junho.

A UEFA tem apoiado os jogadores de futebol cegos e amblíopes em momentos de grande importância. Por exemplo, no ano passado, antes do encontro dos quartos-de-final do UEFA EURO 2012 entre a Alemanha e Grécia, foi disputado em Gdansk um encontro de cinco-para-cinco para jogadores cegos e amblíopes como demonstração no âmbito do projecto Respeito pela Inclusão.

O primeiro Campeonato da Europa da IBSA disputado com regras organizadas decorreu em 1997 em Barcelona. Desde então têm sido organizados regularmente campeonatos regionais e mundiais sob a égide da IBSA, isto para além de torneios particulares internacionais como a Taça IBSA, que já se afirmou como uma data importante do calendário de futsal para cegos.

A IBSA tem dois tipos de futebol: B1 para cegos totais e B2/B3 para os jogadores amblíopes. O futebol B1 tornou-se num dos pontos altos no programa dos Jogos Paralímpicos após a estreia em 2004, em Atenas. Isto foi bem evidente nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, quando o número de equipas participantes subiu de seis para oito.

 

in UEFA

 

Webmaster de:

Recomendo:

Atenção! Este sítio usa cookies. Ao continuar a utilizar o sítio concorda com o uso de cookies. Saber mais...