Obrigado pela sua visita

 

O meu sítio está em restruturação, no entanto convido-o a visitar as secções em aberto

 

Bem hajam e façam o favor de serem felizes!!!

 

Decorreu a 18 de setembro uma ação de sensibilização intitulada: “Um Passeio, por Lisboa (In)acessível”, organizada pela Associação Salvador, em parceria com a ACAPO, APEDV, ADFA e Gulliver, e ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. Esta iniciativa incluída no programa da Semana da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, contou com a presença de Fernando Nunes da Silva, vereador da mobilidade, de Salvador Mendes de Almeida, Presidente da Associação Salvador, e de pessoas com deficiência motora, visual e outras que se quiseram juntar à iniciativa.
 
Alertar a opinião pública para as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência enfrentam quando circulam pela cidade foi o mote desta ação. A falta de acessibilidades nas ruas, nos transportes e nos edifícios impede muitas pessoas com mobilidade reduzida de terem uma participação mais ativa na sociedade.
 
O passeio iniciou-se pouco depois da hora marcada em Entrecampos com o objetivo de chegar ao Saldanha. Este percurso que decorre pela Av. da República, deixa antever (aparentemente) um passeio calmo e tranquilo. No entanto as dificuldades não demoram a aparecer.
 
 
Ultrapassada a primeira barreira, logo outras surgiram, conforme imagens o documentam.
 
  
  
 
“Já havia passado por estes passeios e nunca me tinha percebido que existe uma inclinação o que torna a locomoção na cadeira ainda mais cansativa” comentou José Pavoeiro, Presidente da Direcção da ANDDEMOT (Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Motora) que aceitou o desafio de se sentar numa cadeira de rodas para fazer o passeio.
 
 

Ligado a esta iniciativa está o projeto "LISBOA ACESSÍVEL".

A Associação Salvador juntamente com a ACAPO, ACA-M, ADFA, ANACED, APEDV, FPDD, Fundação LIGA e Gulliver, apresentaram ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa o projeto "LISBOA ACESSÍVEL", que se encontra disponível para votação no site www.lisboaparticipa.pt, com o nº 131.
Este projeto pretende promover as acessibilidades no eixo Entrecampos - Marquês de Pombal, tornando este troço num modelo daquilo que deverá ser a cidade do futuro. Uma cidade inclusiva, mais atrativa, organizada, agradável para passear e para andar a pé, que proporcionará uma maior qualidade de vida a todos os cidadãos.
Com a implementação deste projeto pretende-se eliminar todas as barreiras à acessibilidade neste percurso, nomeadamente:
·      Adaptar as passadeiras;
·      Adaptar as paragens de autocarro;
·      Remover os obstáculos nos passeios e relocalizar o mobiliário urbano;
·      Regularizar o pavimento.
A falta de acessibilidades nas ruas, nos transportes e nos edifícios impede muitas pessoas com mobilidade reduzida de terem uma participação mais ativa na sociedade. Cabe-nos a todos nós tentar mudar esta realidade, sendo por isso a vossa participação fundamental.
Através do Orçamento Participativo, a Câmara Municipal de Lisboa dá a oportunidade a todos os cidadãos de votarem, entre 17 de setembro e 31 de outubro de 2012, nos projetos que querem ver desenvolvidos nesta cidade. Não percam esta oportunidade!
 
 
 
 

Webmaster de:

Recomendo:

Atenção! Este sítio usa cookies. Ao continuar a utilizar o sítio concorda com o uso de cookies. Saber mais...