Obrigado pela sua visita
O meu sítio está em restruturação, no entanto convido-o a visitar as secções em aberto
Bem hajam e façam o favor de serem felizes!!!
No início do próximo ano lectivo deve arrancar, na Universidade do Minho (UMinho), o programa de doutoramento em Optometria e Ciências da Visão. O anúncio foi feito ontem pela presidente da Escola de Ciências, Estelita Vaz, na abertura do 10º Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão (CIOCV), evento que reúne cerca de meio milhar de estudantes, investigadores e profissionais da área.
O programa de doutoramento em Optometria e Ciências da Visão é único a nível e apresentado como “evolução natural da oferta educativa da Universidade do Minho nesta área”.
Estelita Vaz destacou o congresso internacional que se prolonga pelo dia de hoje como prova do “amadurecimento” da área da Optometria na Universidade do Minho. O CIOCV é considerado um dos mais importantes congressos europeus do sector e o segundo a nível ibérico.
O pró-reitora da UMinho, Graciete Dias, realçou “o grau de internacionalização” atingido pelo CIOCV, uma organização do Departamento de Física da Escola de Ciências.
Segundo Graciete Dias, este congresso, que reúne especialistas dos Estados Unidos da América, Canadá, África do Sul, Reino Unido, Holanda, Espanha e Portugal, “é sinal da pujança” de uma área científica que a UMinho acolhe há duas décadas e meia.
A UMinho oferece actualmente uma licenciatura em Optometria e Ciências da Visão e um mestrado em Optometria Avançada, ambos com vagas sistematicamente preenchidas na sua totalidade.
Nos últimos três anos, o Departamento de Física conseguiu captar 130 mil euros de financiamento externo para projectos e laboratórios de ensino e de investigação. A captação de fundos através da Fundação para a Ciência e Tecnologia é também significativa, encontrando-se em execuç ;ão cinco projectos com financiamento superior a 100 mil euros cada.
O que mudou numa década
Com o 11º CIOCV pretende-se dar a conhecer o que mudou na Optometria e Ciências da Visão durante a última década e que relevância clínica tem esta área em Portugal e no mundo.
Kovin Naidoo, da International Agency For The Prevention Of Blindness (África) proferiu ontem a conferência inaugural, subordinada ao tema ‘Lutar contra a cegueira evitável’.
Programa pioneiro para evitar fuga de potenciais doutorados
A proposta de criação do programa de doutoramento em Optometria e Ciências da Visão refere que a nova formação, já acreditada, “vem ao encontro do desejo de muitos alunos realizarem estudos de doutoramento na área e também das empresas que desejam quadros superiores com formação avançada”.
Os estudos de doutoramento na área da Optometria e Ciências da Visão têm estado integrados no doutoramento em Ciências, mas é reconhecida “a necessidade de uma parte curricular que complemente em conteúdos e competências as novas estruturas curriculares de licenciatura e mestrado no espírito do Tratado de Bolonha”,que requere um programa de doutoramento próprio.
“Não existindo nenhum outro programa de doutoramento neste domínio no país, é estratégico evitar o enquadramento dos potenciais doutorados em domínios mais generalistas ou a sua fuga para países europeus onde estes programas já existem”, destacam os especialistas da Universidade do Minho.
A área da Optometria e das Ciências da Visão dispõe, na Universidade do Minho, um corpo docente de onze doutorados que desenvolvem investigação de nível internacional. integrada num centro classificado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia como excelente